RUMO AO PLANETA GARGALHADA

Registro de processo de pesquisa
sobre perfil da Cia. de Comédia
Os Melhores do Mundo,
para a Coleção Brasilienses

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sobrou por Garotinho

Peça satiriza Garotinho

Fabrício Marta

?Sai capeta! Volta para as abissais regiões de Campos. Lá é o teu lugar!?.
Travado com o demonio em uma hilariante sessão de descarrego eu um templo evangélico, o diálogo permeou, no ultimo sábado, um dos mais aplaudidos trechos da comedia Misticismo, em cartaz no Rio. Sem mencionar o nome do ex-governador Anthony Garotinho, os atores Ricardo Pipo (que interpreta o endiabrado), Jovane Nunes (O Pastor) e Welder Rodrigues (O Obreiro) insinuam a comparação, enquanto tentam expulsar o satanás para a cidade no litoral Norte do estado, berço politico do marido da governadora Rosinha Matheus, também lembrada ao longo do esquete.
- Ela compra uma caixa de giz e diz que é obra! Aleluia! ? Brada Welder Rodrigues, no papel de obreiro, enquanto o ?príncipe das trevas? retorce os olhos no palco.
Sob a batuta da Cia. De Comédia Os Melhores do Mundo, de Brasília, a peça está em cartaz no Teatro dos Quatro, na Zona Sul carioca. O grupo elege um capeta diferente para cada lugar por onde passa.
- Cada Cidade tem o seu demonio. Moramos em Brasília e sabemos muito bem disso ? diverte-se Pipo. Ele afirma que a reação do público durante o espetáculo representa uma resposta aos sucessivos escândalos politicos que do país: - Dizemos aquilo que o povo tem vontade. Quem sabe não estamos ajudando que a ficha de alguns politicos caia de vez? Eles vivem num mundo pararelo, distante da população. Só saem da toca na hora de pedir votos.
O grupo carrega na bagagem cópia de um abaixo-assinado cuja uma das primeiras signatárias é a deputada petista Ângela Guadagnin (SP). Famosa pela dança da pizza, ela foi a primeira parlamentar, Segundo Pipo, a assinar o documento liderado por um espectador católico que tentou proibir o espetáculo Dingou Béus, no final do ano passado, no Distrito Federal.
- Assim como os politicos fazem nas CPIs, a deputada deve ter assinado sem ler. O manifesto viroum uma denúncia enviada ao Ministério Público. O espectador discordou da caracterização de um dos atores como Cristo, alegando parecer uma besta fera. De fato, o ator não é nada bonito ? Ironiza Pipo.
A Deputada ângela Guadagnin não foi localizada por sua assessorial de imprensa para comentar a participação no abaixo-assinado.

Terça-feira 11 de Abril de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário