RUMO AO PLANETA GARGALHADA

Registro de processo de pesquisa
sobre perfil da Cia. de Comédia
Os Melhores do Mundo,
para a Coleção Brasilienses

terça-feira, 24 de abril de 2012

Fala, Siri


Melhores do Mundo: o (bom) humor na ponta da língua






Responsável por um dos maiores sucessos do humor, o ótimo 'Joseph Klimber', a Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo chega a Belém para apresentar o espetáculo que tem levado milhares de pessoas ao teatro no Brasil todo, 'Notícias Populares'. A única apresentação acontece neste domingo, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
'Notícias Populares' mostra os veículos jornalísticos na busca voraz pela audiência. O espetáculo conta a história de um jornal campeão de vendas pelas suas manchetes e matérias apelativas. Com muito bom humor, faz uma crítica sobre o habitual sensacionalismo presente nos periódicos jornalísticos.

O grupo formado por Ricardo Pipo, Adriano Siri, Adriana Nunes, Victor Leal, Jovane Nunes, Welder Rodrigues, traz para o palco do Hangar uma série de esquetes que transformam em humor qualquer coisa do dia-a-dia de um jornal, de histórias dramáticas a fofocas sobre personalidades do mundo do entretenimento e da política. 
A peça, que levou mais de um ano para ser escrita, estreou em 1997 e de lá para cá viajou pelos quatro cantos do país. Após uma entrevista no Programa do Jô em junho do ano passado, duas esquetes da companhia caíram  na internet pelo site You Tube, onde virou moda e já foi acessada por mais de um milhão de internautas. O grupo pela primeira vez se apresenta em Belém e o Portal ORM aproveita para bater um papo superdescontraído com um dos integrantes, Adriano Siri.
Portal ORM – Como teve início sua atuação no teatro?
Adriano Siri - Sou arquiteto de formação e estudei música também. Foi na música que me aproximei de Victor Leal – também integrante da Cia. – onde desenvolvemos trabalhos com sátiras e versões engraçadas de músicas bregas, numa banda chamada os Wallaces, em Brasília no início dos anos 90.
Naquele período, o grupo A Culpa é da Mãe convidou algumas pessoas da nossa banda para um novo espetáculo e assim me aproximei do teatro. A escolha se deu naturalmente, onde o ambiente de trabalho era muito mais divertido que um escritório de arquitetura. Por um tempo tive que conciliar as duas profissões, mas logo pude me dedicar exclusivamente ao teatro.
Portal ORM - Como foi que surgiu esse interesse pela comédia?
Adriano Siri - Foi um processo natural. Fazer rir não se escolhe, é uma tendência. Os integrantes do grupo se aproximaram justamente por estarem alinhados à comédia.
Portal ORM - De lá pra cá, quais foram as dificuldades e conquistas?
Adriano Siri - Desde o começo estivemos muito envolvidos com o trabalho. O sucesso veio desde as primeiras temporadas, ainda no início da década de 90. Tivemos algumas dificuldades com patrocínio e apoio (coisas que até hoje não são simples), mas nunca deixamos de montar um espetáculo por causa disso.
A primeira temporada fora, por exemplo, foi retrato de uma grande dificuldade. Fomos para o Rio de Janeiro entre janeiro e fevereiro de 96. Levamos o espetáculo ‘Tira – Adrenalina em Combustão’ e tudo deu errado. Pouquíssimo público, nenhuma mídia, dificuldades na hospedagem. Entretanto, aprendemos com os erros, observamos o que havia dado errado e procuramos ajustar nas outras temporadas.
A partir de então acredito que houve grandes conquistas. Cada capital, cada nova cidade, contratos com a Rede Globo, novas empresas parceiras, ampla veiculação na internet, gravação do DVD com a Warner, ótimas relações com produtores e teatros, e, principalmente, a consolidação de um público espetacular que nos acompanha com tanto carinho e cresce a cada dia.
Portal ORM – Existe alguma inspiração em especial quando você e os demais integrantes sobem ao palco?
Adriano Siri - O que nos motiva é realmente o humor; a resposta do público. É extremamente reconfortante ouvir o riso solto da platéia.
Portal ORM – O sucesso na Internet com o Joseph Klimber após a participação no programa do Jô Soares, surpreendeu vocês?
Adriano Siri - Sim. Na verdade esta cena foi postada na internet à revelia da vontade do grupo. O seu sucesso foi a melhor forma de divulgação que a companhia já obteve. Especialmente numa mídia espontânea.
Portal ORM – Mas antes disso, como Os Melhores do Mundo eram vistos?
Adriano Siri - Sempre fomos considerados um grupo de humor de ponta, com grande público e profissional. A diferença é que hoje a escala é muito maior. Alcançamos um público cada vez maior e as perspectivas aumentam. Continuamos trabalhando todos os fins de semana do ano, mas agora em casas maiores. Essa divulgação – uma vez que não tem limitações – também levou nosso nome para todo o Brasil e até para o exterior.
Portal ORM - Em Belém será apresentado o espetáculo “Notícias Populares”. O que o público pode esperar dessa apresentação?
Adriano Siri - Um espetáculo de quadros, ágil, dinâmico, extremamente divertido. Todas as peças do grupo criam sempre muitas referências da atualidade para o público. Apesar deste espetáculo ter estreado há mais de dez anos, sempre criamos situações novas e as inserimos em cena.
Portal ORM - Vocês já rodaram o Brasil inteiro com esse espetáculo e agora chegam a Belém e depois em Manaus. Qual a expectativa do grupo para estas duas apresentações?
Adriano Siri - A expectativa em torno de uma nova cidade é sempre muito boa. Normalmente as pessoas estão ávidas por conhecer o grupo e se divertem muito. Tem sido assim em todo o país. Tenho certeza que os nortistas serão brilhantes conosco! Nós faremos a nossa parte.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário