RUMO AO PLANETA GARGALHADA

Registro de processo de pesquisa
sobre perfil da Cia. de Comédia
Os Melhores do Mundo,
para a Coleção Brasilienses

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Qualquer semelhança não é mera coincidência

O GLOBO - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) gravou, em 2007, uma encenação de "Batman e Robin" para ensinar português aos seus funcionários, inclusive agentes secretos. Em vídeo divulgado no YouTube, a dupla dinâmica tenta negociar a libertação de reféns que estão sob a mira da Mulher Gato.
Uma das exigências da vilã é o bom uso da língua de Camões. A cada erro de português, um refém é eliminado. No entanto, quem deveria ensinar acaba tropeçando na pronúncia da palavra "exigência" por duas vezes - a inimiga dos fracos e oprimidos e defensora da língua fala "egixências".
O espetáculo foi produzido pela Escola de Inteligência da Abin e distribuído pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da agência. A história apresentada é inspirada em uma apresentação da companhia de humor "Melhores do Mundo".
Ao site do GLOBO, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão ligado à Presidência da República e responsável pela agência de inteligência, informou que o vídeo foi feito para "o uso interno da agência e também distribuído pelas superintendências da Abin nos estados".

Em abril de 2011, vazou o vídeo da Abin "livremente inspirado nos Melhores do Mundo"

"A ABIN está fazendo comédia. Ok. Isso nos dá liberdade para voltarmos a grampear telefones alheios. Não queremos desculpas, não iremos processá-los, queremos apenas seis licenças para matar", diz Victor Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário