RUMO AO PLANETA GARGALHADA

Registro de processo de pesquisa
sobre perfil da Cia. de Comédia
Os Melhores do Mundo,
para a Coleção Brasilienses

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mamma Mia!


 
Com destaque na capa a edição de hoje do Correio Braziliense, conta um pouco mais sobre o plágio de um dos nossos textos, leia abaixo a matéria na íntegra =(
Joseph Klimber em versão italiana

Tiago Faria da equipe do Correio

O azar não dá descanso a Carmelo Fagocitano. Atração do canal Italia 1, o personagem enfrenta as tragédias mais terríveis. Mas, craque em superação, vence todas as adversidades. Depois de perder o movimento dos braços, a voz e a audição, passa a usar os pés para se transformar em fenômeno das galerias de artes plásticas. “La vita è una cassapanca di sorprese”, diz o bordão que o acompanha todas as noites de domingo. O humorístico L’incrocio rende risadas da plateia do programa de tevê Colorado Café. Quem não vê graça nenhuma na interpretação da dupla Ceccon & Balbontin é a companhia Os Melhores do Mundo. Isso porque Carmelo é uma versão internacional não-autorizada para Joseph Klimber, uma das criações mais famosas do grupo de teatro brasiliense.
“Estamos indignados com o plágio”, resume Jovane Nunes, que criou o personagem com Victor Leal há 13 anos. “Por um lado, se o texto não fosse bom, não seria copiado. Mas é muita cara-de-pau”, afirma o ator. A companhia descobriu o quadro italiano graças ao e-mail de um brasileiro que mora na Itália. Incomodado com as semelhanças entre os esquetes, enviou ao grupo um link do YouTube. No trecho divulgado no site oficial dos Melhores do Mundo (www.osmelhoresdomundo.com), as “coincidências” são marcantes. Além da frase “a vida é uma caixinha de surpresas”, repetida até pela apresentadora do programa televisivo italiano, não são poucas as ideias reprisadas. “O e-mail veio em tom de brincadeira. Num primeiro momento, achamos engraçado. Depois, ficamos preocupados”, diz Adriano Siri
Com mais de 20 milhões de acessos no YouTube, Joseph Klimber caiu no gosto do público brasileiro em 2006, quando apresentado no Programa do Jô. A partir daí, o personagem da peça Notícias populares turbinaria a carreira da companhia de Brasília no eixo Rio-São Paulo, que lotaria casas como o Canecão (no Rio de Janeiro) e Citibank Hall (São Paulo). “Esse quadro foi responsável pela explosão do grupo. Por isso a peça virou DVD. Mas ela já fazia parte da primeira montagem do Notícias, de 1997”, conta Siri. “É impressionante. Quando você compara com o vídeo italiano, nota que é idêntico”, diz Welder Rodrigues, que interpreta Klimber.
Ontem à tarde, o grupo se reuniu para decidir sobre as providências que serão tomadas em relação ao caso. Por enquanto, prevalece o sentimento de injustiça. “Eles deviam pelo menos ter entrado em contato com o grupo antes de usar a ideia. Em vez de comprar os direitos, preferiram roubar”, lamenta Jovane. “Isso é muito sério, é uma questão de direito internacional. Não pode o sujeito lá da Itália, um país de primeiro mundo, pegar o quadro. Quantos milhões de euros custa aquele espaço na tevê, naquele horário?”, questiona. “É chocante, ficamos muito impressionados. E o pior é que eles transformaram nossa ideia numa série. Isso frustra o nosso projeto de vender os direitos do grupo ao redor do mundo, em espanhol, inglês, italiano”, acrescenta Siri.
Nos próximos dias, a companhia entrará em contato com a embaixada brasileira na Itália para se informar dos procedimentos que deve tomar para cobrar explicações do canal de tevê. Também buscará ajuda de advogados da área de direito autoral internacional. “Vamos até o fim com esse assunto. Queremos divulgar na internet, procurar o adido cultural do Brasil na Itália. Imagino que a emissora nem saiba o que está acontecendo, deve pensar que os caras fazem um quadro original”, diz Jovane. “Há várias coisas em jogo: nossa propriedade intelectual e o absurdo que é acharem que, por sermos brasileiros, eles podem fazer o que bem entendem com nosso trabalho”, desabafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário